A EDUPA nasceu com a missão de criar ambientes inclusivos e promover a educação plena de todos.
A visão da organização é um mundo onde cada indivíduo tenha acesso a ferramentas que lhe permitam prosperar, respeitando e valorizando a diversidade.
Desde a sua fundação, tem desenvolvido uma série de atividades e projetos focados na inclusão e na equidade educativa.
Acreditamos que a sociedade deve ser acessível e adaptada a todos, independentemente das suas capacidades ou circunstâncias.
Com base nesta visão, a EDUPA tem implementado diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento de competências promotoras de um mundo mais sustentável.
Temos uma missão clara: contribuir para uma sociedade mais justa, consciente e acessível — onde cada pessoa possa desenvolver-se com dignidade.
Atuamos para:
Promover a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal em todas as fases da vida;
Tornar a educação acessível e adaptada a todas as pessoas, reconhecendo as suas singularidades;
Capacitar e sensibilizar para a diversidade, a empatia e a sustentabilidade como pilares da convivência;
Valorizar e praticar os nossos valores fundamentais: inclusão, equidade, inovação social, empatia e transparência;
Agir com foco no impacto positivo e duradouro, em rede com outras organizações e comunidades;
Criar, partilhar e comercializar materiais que reforcem a nossa missão educativa e transformadora.
Sabemos que a mudança começa por quem mais precisa. Por isso, temos como missão responder, de forma concreta e cuidadosa, às necessidades de grupos que enfrentam maiores desafios sociais e económicos, como:
Pessoas com deficiência
Pessoas neurodivergentes
Pessoas vítimas de violência doméstica e/ou de género
Pessoas idosas
Acreditamos que o desporto também pode ser um caminho de transformação.
Por isso, promovemos o desporto inclusivo para pessoas com deficiência e neurodivergentes, como ferramenta de participação, empoderamento e pertença.
A visão da EDUPA é um mundo onde cada indivíduo tenha acesso a ferramentas educativas que respeitem e valorizem a diversidade.
Desde a sua fundação, a EDUPA tem desenvolvido uma série de atividades e projetos focados na inclusão e na equidade educativa.
A Associação acredita que a educação deve ser acessível e adaptada a todas as crianças, independentemente das suas capacidades ou circunstâncias.
Na EDUPA acreditamos que os valores não se declaram — praticam-se. Estes são os princípios que orientam tudo o que fazemos:
Acolher todas as pessoas.
Criamos contextos onde a diversidade é respeitada e todos têm lugar e voz.
Dar a cada pessoa o que precisa para crescer.
Adaptamos abordagens e recursos para garantir oportunidades reais a cada um.
Fazer diferente para fazer melhor.
Desenvolvemos soluções criativas e colaborativas para desafios sociais complexos.
Escutar, cuidar, compreender.
Promovemos relações humanas baseadas no respeito, na escuta e na compaixão.
Agir com verdade.
Comprometemo-nos com a clareza, a responsabilidade e a confiança em todas as relações.
Estes valores são mais do que palavras: são o chão onde construímos um mundo mais justo, resiliente e habitável — com presença, compromisso e visão de futuro.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Secretária da Mesa da Assembleia Geral
Tesoureira da Mesa da Assembleia Geral
Presidente da Direção
Vice Presidente da Direção
Secretária da Direção
Presidente do Conselho Fiscal
Relatora do Conselho Fiscal
Secretária do Conselho Fiscal
Coordenadora do
Projeto Sexto Sentido
Técnica de Projetos
Psicóloga
Constituição da EDUPA: Educação Plena - Associação para o Desenvolvimento Pessoal
Início do projeto "Mindfulness e coaching educacional"
Cofinanciado pelos seguintes: POISE, Portugal 2020, Fundo Social Europeu e Município de Vila Nova de Famalicão
1ª Edição: campo de férias para crianças dos 6 aos 14 anos
2ª Edição: campo de férias para crianças dos 6 aos 14 anos
Realizado com o apoio do Parque da Devesa e da "Essa Trupe"
Início do projeto "Conversas que Contam"
Realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco
Encerramento do Projeto "Mindfulness e coaching educacional"
Cofinanciado pelos seguintes: POISE, Portugal 2020, Fundo Social Europeu e Município de Vila Nova de Famalicão
Lançamento da Agenda "Abraça-te"
Financiada através de Crowdfunding
Escrita por Ana Diniz e Vânia Campos
Ilustrada por Susanne da Silva
Início do projeto "+ Educação Inclusiva" (+IncEdu)
Cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia
Conjunto de cartas educativas sobre inclusão. Na imagem, vê-se um saco de pano bege com cordão, onde está colada uma carta grande com o título "+ Educação Inclusiva Jogo de cartas +IncEdu". À volta do saco, estão espalhadas várias cartas e um manual do jogo. O manual tem o mesmo título e mostra ilustrações de crianças diversas, algumas com deficiência, todas sorridentes e coloridas.
As cartas apresentam diferentes situações e personagens:
- Uma carta com o título "PERSONAGEM" apresenta "MARIA Criança com paralisia cerebral", ilustrada numa cadeira de rodas.
- Outras cartas têm o título "SITUAÇÃO" e mostram, por exemplo, uma criança a entrar num autocarro escolar com uma colega em cadeira de rodas, outra criança numa sala de aula com um quadro de matemática, e uma mesa com materiais escolares.
- Uma carta mostra uma criança com expressão confusa e vários pontos de interrogação à volta da cabeça, sugerindo dúvidas ou dificuldades.
O texto está em português do Brasil, mas pode ser facilmente adaptado para português de Portugal. O objetivo do jogo parece ser promover a educação inclusiva, mostrando diferentes cenários e desafios que crianças com e sem deficiência podem encontrar na escola. As ilustrações são simples, coloridas e com traços infantis, transmitindo uma mensagem de diversidade e inclusão.
Incubação do Projeto Sexto Sentido
Dinamizado pelas técnicas: Bárbara Pereira e Ana Eduarda Silva
Apoiado pelos seguintes: Programa Heróis Betano; Observatório do Desporto, Educação e Comunidades; Câmara Municipal de Coimbra; El Corte Inglés; Centro de Atletismo do Porto; Maratona Clube de Portugal; HMS Sports; Multi Sport Events; runporto.com; ESCMOV atletismo; Centro de Investigação e Intervenção Educativas; Rock In Rio; global sport; entre outros.